Quem somos

Somos a REDE MISERICÓRDIA DE COMUNICAÇÃO  – RMC – Plataforma em formato multimídia que agrega vídeos, podcast, musica, cursos, e informações sobre as atividades da Associação Mensageiros da Misericórdia, projetos e as parcerias com outras instituições.

Missão

A nossa missão é ser a expressão viva do amor misericordioso de Deus, que cura, liberta e dá vida nova. Somos os Mensageiros da Misericórdia – cujo objetivo é acolher, comunicar e servir, promovendo a “cultura do encontro”. Almejamos alcançar o máximo de pessoas, para que experimentem a docilidade do Amor Divino, e tornem-se testemunhas da misericórdia de Deus.

“Neste mundo, os mass-media podem ajudar a sentir-nos mais próximos uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana, que impele à solidariedade e a um compromisso sério para uma vida mais digna. Uma boa comunicação ajuda-nos a estar mais perto e a conhecer-nos melhor entre nós, a ser mais unidos. Os muros que nos dividem só podem ser superados, se estivermos prontos a ouvir e a aprender uns dos outros. Precisamos harmonizar as diferenças por meio de formas de diálogo, que nos permitam crescer na compreensão e no respeito. A cultura do encontro requer que estejamos dispostos não só a dar, mas também a receber de outros. Os mass media podem ajudar-nos nisso, especialmente nos nossos dias em que as redes da comunicação humana atingiram progressos sem precedentes. Particularmente a internet pode oferecer maiores possibilidades de encontro e de solidariedade entre todos, e isto é uma coisa boa, é um dom de Deus.” (Papa Francisco – Mensagem para o 48 º Dia Mundial das Comunicações – 2014). 

Os meios de comunicação são formas de chegar a todos e levar a Verdade (Jesus Cristo), criar comunhão e através do diálogo, tornar o mundo melhor e mais humano.

Visão 

A Rede Misericórdia é um canal de comunhão e interação com todos os públicos. Produz conteúdo cristão, educacional e cultural, por meio de palestras, programas de rádio e TV ao vivo e gravado, transmissões, cursos online.

O objetivo é criar vinculo, comunhão e interatividade com a sociedade, oferecer e partilhar conteúdo, a fim de que a misericórdia entre as pessoas seja a força que une, que resgata e produz dignidade humana. O ser humano necessita AMAR e ser AMADO. Acreditamos na força deste amor que envolve o coração de pessoas de boa vontade, capazes de ir ao encontro do mais necessitado e possibilitar mais humanidade aos marginalizados.

O Papa Francisco assim expressa: “Não basta circular pelas “estradas” digitais, isto é, simplesmente estar conectados: é necessário que a conexão seja acompanhada pelo encontro verdadeiro. Não podemos viver sozinhos, fechados em nós mesmos. Precisamos amar e ser amados, precisamos de ternura. O envolvimento pessoal é a própria raiz da confiabilidade de um comunicador. É preciso saber se inserir no diálogo com os homens e as mulheres de hoje, para compreender os seus anseios, dúvidas, esperanças, e, oferecer-lhes o Evangelho da Misericórdia, isto é, Jesus Cristo, Deus feito homem, que morreu e ressuscitou para nos libertar do pecado e da morte”. (Mensagem para o 50º Dia Mundial das Comunicações – 2016).

Valores

A rede digital pode ser um lugar rico de humanidade, fraternidade, comunhão e diálogo. Através dos Mass Media, o testemunho cristão pode alcançar a periferia existencial da pessoa humana e leva-las a redescobrir a beleza da fé e do encontro com Cristo. Somos chamados pelo Papa Francisco a “testemunhar uma Igreja que seja casa de todos” e “no contexto da comunicação, é preciso uma Igreja que consiga levar calor, inflamar os corações”.

Interatividade, criatividade, síntese, qualidade, imaginação nova e testemunho de fé: são os elementos essenciais para a produção de conteúdo cristão e a transmissão da “beleza” de Deus, a fim de que todos possam colaborar para uma sociedade mais justa e fraterna e a “cultura do encontro” se consolide no nosso mundo. Deus o abençoe!

Mensageiros da Misericórdia – canal de encontro da humanidade com a experiência do amor de Deus e do amor de todos para com todos. Esse AMOR é CARIDADE e AÇÃO, em favor dos pequenos e necessitados, do menor e maior, do grande e pequeno, do melhor e do pior, do mais amado e do menos amado. Amor que se consome por um mundo melhor e mais humano.

Padre Marcio Adriano Krefer
Diretor