16º Capítulo Geral da Ordem das Mercês, 800 anos de história e libertação

0

2 nuestra-senora-de-las-mercedes zurbaranEm meio a constantes ataques de extremistas islâmicos, a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada para dialogar com os muçulmanos do século XIII, iniciou seu XVI Capítulo Geral, em Roma, nesse dia 23 de abril de 2016 e terá seu encerramento no dia 14 de maio de 2016. O Capítulo Geral da Ordem Mercedária reúne frades capitulares de 4 continentes e presentes em 23 países.

O lema principal do Capítulo é Memória e Profecia nas periferias da Liberdade. Desde sua fundação, em 1218, na Espanha, a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada pelo leigo São Pedro Nolasco, tem se dedicado a libertação de cativos. No inicio, século XIII, a Ordem preparava expedições para libertar cristãos feitos reféns pelos extremistas islâmicos.

Atualmente a Ordem Mercedária atua em diferentes frentes de trabalhos carismáticos, como pastoral carcerária, pastoral do menor, tráfico de pessoas e dependentes químicos, que correspondem às novas formas de escravidão do século XXI. Frei Pablo Ordoñe, mestre geral, expõe muito bem no seu discurso de abertura, a finalidade do Capitulo, “Nosso Capítulo Geral deve colocar a comunidade à escuta, tem de interpretar-nos, tem de propiciar um diálogo aberto e maduro e que o respeito às diferenças suscite pontes, redes, que abra caminhos em direção as novas periferias existenciais e geográficas onde a liberdade segue esperando uma resposta da nossa parte”.

O Principal objetivo desse Capítulo Geral será avaliar a missão dos mercedários hoje no mundo, eleger o Padre Geral e seu Conselho e apresentar propostas para os próximos seis anos. Uma atenção especial será dada a questão do radicalismo islâmico que afronta, atualmente, o mundo. Para essa missão foi fundada a Ordem Mercedária.

Por Assessoria de Imprensa – Mercedários

Compartilhar.

Deixe um comentário