Caritas: Conferência de Istambul pode aprimorar assistência humanitária

0

RV13808_ArticoloA Caritas Internacional participará da 1ª Conferência Humanitária Mundial, que se realizará em Istambul (Turquia) nos dias 23 e 24 de maio.

O Cardeal Presidente Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila, fará um pronunciamento na Sessão Especial sobre Engajamento Religioso no primeiro dia da Conferência.

Para ele, a forma de ajudar as pessoas em situações de emergência pode ser mais eficiente e eficaz, envolvendo organizações locais e confessionais.

“A crescente desigualdade, as alterações climáticas, a escassez de água, a urbanização, o conflito por recursos e a propagação do extremismo vai colocar milhões em risco nos próximos anos. Precisamos de um sistema humanitário capaz de atender a essas necessidades crescentes”, disse o Cardeal Tagle.

Emergência

O Arcebispo de Manila lamenta que, embora as organizações locais e confessionais ofereçam redes de infraestruturas que servem como fonte de abrigo, cuidados e educação, o sistema atual humanitário de doadores não os reconhece no momento de tomar decisões.

Por isso, defende, a Conferência Humanitária Mundial é a chance de transformar o atual sistema, dando a essas organizações o seu devido lugar nas negociações.

A Caritas pede que a abordagem vertical utilizada atualmente para a resposta humanitária seja substituída por um investimento em ações locais, reforçando a capacidade das bases e melhorando a parceria e coordenação.

Participam da Conferência em Istambul representantes das Caritas de EUA, Áustria, Reino Unido, Irlanda, Holanda, Líbano, Luxemburgo, Serra Leoa e Níger.

Por Rádio Vaticano

Compartilhar.

Deixe um comentário