Fidget toys: os brinquedos da moda trazem benefícios para as crianças?

0

Os fidget toys viraram febre entre as crianças do mundo inteiro. No Google, a pesquisa pelo termo aumentou consideravelmente no Brasil a partir de maio de 2021. Já nos sites de compra, esse tipo de brinquedo figura entre os campeões de venda.

Mas o que são fidget toys? São aqueles brinquedos cheios de cor que você já deve ter visto nas mãos das crianças. Eles ganharam o nome de brinquedos sensoriais e anti-estresse. Um dos modelos é o Pop It, que possui pequenas bolhas que fazem um barulho ao serem apertadas.

De fato, o funcionamento lembra o dos velhos e famosos plásticos-bolha. Só que os estouros no novo brinquedo parecem não ter fim: para recomeçar a apertar as bolhas, basta virar o brinquedo.

Os fidget toys funcionam contra o estresse?

Pop It nasceu supostamente como uma ferramenta de controle do estresse, mas também, segundo especialistas, é uma opção para crianças com Transtorno de Atenção, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), problemas motores, problemas sensoriais, déficit nas relações sociais, entre outros.

Até agora, esses jogos sensoriais não passaram por uma investigação científica rigorosa. Portanto, seus supostos benefícios não são comprovados cientificamente. Apesar disso, segundo os especialistas suas diferentes cores e texturas podem ajudar a estimular o sistema visual e tátil. Óbvio que fica o alerta para os pais: é preciso controlar o tempo de uso e evitar que as crianças se isolem com o joguinho. Isso traria outros problemas relacionados à socialização.

Mas podemos nos beneficiar desses brinquedos de outra forma. Por exemplo: os professores e pais podem utilizá-los de forma pedagógica.

São João Bosco já dizia que brincar é muito importante para as crianças e também ajuda a aprender:

“É preciso atrair as crianças com o que elas mais gostam: os brinquedos. De que outra forma eles poderiam ser mantidos longe dos perigos da rua? Se os educadores amarem o que os jovens gostam (jogos, esportes, música), os jovens vão amar o que seus educadores gostam (disciplina, estudo, catequese) ”.

Portanto este brinquedo sensorial também pode ser útil como reforço em diferentes disciplinas como, por exemplo, linguagem, matemática, ortografia, entre outras.

É por isso que alguns professores ensinam através de suas contas do Instagram a usar templates para Pop it e assim ensinar de uma forma mais divertida.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Compartilhar.

Deixe um comentário