Fundação Ratzinger faz doação ao Papa Francisco

0

ANSA1033836_ArticoloO Presidente da Fundação vaticana “Joseph Ratzinger – Bento XVI”, Mons. Giuseppe Scotti, confirmou em um comunicado a doação de 4 milhões de euros ao Papa Francisco, gesto que demonstra a unidade entre o Papa e seu predecessor emérito.

No texto, explica-se que, desde sua instituição em março de 2010, a Fundação e todas as atividades por ela promovidas não têm outro objetivo que não “colocar-se a serviço do Sumo Pontífice e de seu Magistério, com as especificidades típicas desta Fundação, doada por Bento XVI, desde o início, à Santa Sé e aos Pontífices seus sucessores”.

O aspecto caritativo da instituição é exercido com a distribuição, a cada ano, de dez bolsas de estudo a estudantes na Itália e no exterior. “Em 2015, foram concedidas bolsas de estudos num montante de 120 mil euros”, afirma a nota, explicando que os nomes dos estudantes beneficiados podem ser consultados no site da Fundação.

A organização dos simpósios de alto valor cultural e científico, previstos pelo Estatuto da fundação, tem como guia o quanto afirma o Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii gaudium: “As universidades são um âmbito privilegiado para pensar e desenvolver este compromisso de evangelização de modo interdisciplinar e inclusivo”.

Por fim, com a designação do Prêmio Ratzinger a estudiosos cujos nomes são submetidos ao Papa pelo Comitê Científico da Fundação, o Santo Padre quer colocar em evidência o trabalho destes homens e mulheres, católicos ou não, “que com a sua vida de estudo colocam-se totalmente a serviço do Evangelho, tornando-o compreensível aos seus contemporâneos. Isto porque, como lê-se ainda na Evangelii gaudium, “ O anúncio às culturas implica também um anúncio às culturas profissionais, científicas e acadêmicas”.

Por Canção Nova, com Rádio Vaticano

Compartilhar.

Deixe um comentário