Papa Francisco completa 43 anos como jesuíta

0

FranciscoSacerdoteJesuita_CompaniaDeJesusArgentina_210415O Papa Francisco comemora nesta sexta-feira, 22 de abril, 43 anos de profissão religiosa. Em 22 de abril de 1973, Jorge Mario Bergoglio fez sua profissão perpétua na Companhia de Jesus, aos 36 anos de idade anos.

O primeiro Papa latino-americano da história foi ordenado em dezembro de 1969 e depois continuou sua formação na Espanha entre 1970 e 1971. Dois anos mais tarde, realizou sua profissão perpétua como jesuíta.

Entre os anos 1972 e 1973 foi professor de noviços na Argentina, na localidade portenho de San Miguel, onde também exerceu de professor da Faculdade de Teologia, consultor provincial da Ordem e Decano do Colégio. Em 31 de julho daquele ano foi eleito Provincial dos jesuítas na Argentina. Tinha então 37 anos.

O dia 22 de abril é uma data clássica em que os jesuítas professam seus últimos votos religiosos, ao final de um longo período de formação religiosa. Nesse dia, em 1542, Santo Inácio de Loyola – fundador da Companhia de Jesus – e seus primeiros companheiros fizeram a profissão solene em Roma, depois da aprovação do Papa Paulo III da nova ordem nascente.

Santo Inácio de Loyola e seus companheiros fizeram sua profissão na Basílica de São Paulo Extramuros de Roma, naquele tempo era a Basílica Papal, pois São Pedro ainda estava sendo construída, ante uma imagem da Virgem Maria.

O Papa Francisco rezou ante essa mesma imagem no final da Missa durante sua primeira visita à Basílica, no domingo, 14 de abril de 2013, uma semana depois de ter tomado posse como Bispo da diocese de Roma.

Por ACI/EWTN Noticias

Compartilhar.

Deixe um comentário