Secretário vaticano para Relações com os Estados cancela viagem à Venezuela

0

Gallagher-740x493“Por razões que não dependem da Santa Sé, S.E. Mons. Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, viu-se forçado a cancelar sua viagem à Venezuela prevista para os dias 24-29 de maio”.

No site oficial da diocese de San Cristóbal foi publicado um comunicado no qual esclarece que o motivo da viagem era “para a ordenação episcopal de S.E. Mons. Francisco Escalante, sacerdote venezuelano da diocese de San Cristóbal, nomeado pelo Santo Padre novo Núncio Apostólico na República do Congo”.

Cai por terra a esperança de que o ‘ministro das Relações Exteriores’ da Santa Sé possa mediar entre o governo e a oposição, e abrir um diálogo na tensa situação existente no país.

O líder da oposição Henrique Capriles disse ontem que a chegada de Mons. Gallagher era para apoiar o referendo contra o presidente Maduro, quando na verdade a visita do prelado era por uma ordenação religiosa e não diplomática, embora pudesse ter favorecido o diálogo

Assim, Mons Paul Richard Gallagher será substituído na cerimônia religiosa pelo núncio apostólico, Aldo Giordano.

“A ordenação – conclui o comunicado – acontecerá no Seminário Diocesano de San Cristobal, no próximo sábado 28 de maio, às dez horas. Espera-se a assistência de vários bispos e de vários sacerdotes e fieis”.

O Papa Francisco enviou no começo de maio uma carta pessoa ao presidente Maduro, cujo conteúdo não foi divulgado. E nas várias oportunidades convidou os líderes do país ao diálogo e respeito recíproco.

Por Zenit

Compartilhar.

Deixe um comentário