Superioras Gerais das Congregações Brasileiras se reuniram em Brasília

0

maxresdefaultA assembleia anual da União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras (USGCB) aconteceu no domingo, dia 10 de julho. Sediada na Obra Social Santa Isabel, na Capital Federal, o encontro contou com a presença de quase 50 religiosas que atuam como superioras gerais de congregações fundadas no Brasil.

Na ocasião, as Irmãs tiveram a oportunidade de estudar e analisar o tema “Tecendo solidariedade global para a vida” e as orientações advindas da Assembleia mundial da União Internacional das Superioras Gerais (UISG), ocorrido em maio passado.

Segundo a Irmã Marlise Hendges [foto], Diretora Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM), com sede geral em Porto Alegre, a diretoria da USGCB “propôs buscar ações concretas para que a intercongregacionaldiade seja esta rede de amor e solidariedade tecida a muitas mãos em nossa terra”.

A Diretora Geral da ICM acredita que, a partir da avaliação, as Irmãs expressaram que o espaço e o dia constituíram-se em um verdadeiro Cenáculo. “A espiritualidade e os conteúdos refletidos auxiliaram para uma maior conscientização e necessidade de implementar cada vez mais a união de esforços e a intercongregacionalidade das Congregações brasileiras”, concluiu.

24ª Assembleia Eletiva da CRB Nacional

Nesta semana, deu-se início a 24ª Assembleia Eletiva da Conferência dos Religiosos do Brasil, a CRB Nacional, que inclusive, reúne não somente as Superioras Gerais como também as demais religiosas de todo o país.

Nesse período, será escolhida a nova presidência da entidade para o período de 2016 a 2019.

Com base no tema “Vida Religiosa Consagrada em processo de transformação” e no lema “Eis que eu estou fazendo uma coisa nova”, inspirado no texto do profeta Isaias, o encontro deve reunir cerca de 600 religiosos e religiosas de todo o Brasil.

Considerado um espaço para reflexões e aprofundamentos sobre a vida consagrada e sua missão na atualidade, a reunião ainda contará com assessoria do prefeito para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, Cardeal João Braz de Aviz.

Aliás, Dom Aviz realizará a exposição com o tema “Exigências e tendências da Igreja e Vida Religiosa Consagrada”.

Por Gaudium Press

Compartilhar.

Deixe um comentário